Não venha para a Finlândia

Andei recebendo várias mensagens de gente que está fascinado pela Finlândia e quer vir morar aqui. Os motivos são vários: desde decepções amorosas e impaciência com a política e corrupção até paixonite aguda por esportes de inverno.

Bem, este post vai dedicado aos fulanos/fulanas especialmente ao(à) que escreveu por último, convencido de que aqui seria tudo mil-maravilhas. Caro fulano ou fulana, não se iluda: não adianta fugir dos problemas, vais acabar encontrando outros.

As pessoas no Brasil tem mania de pensar que quem está no país está f*d*do e não tem jeito, as coisas nunca vão mudar. Tratam os nossos problemas como se fossem catastróficos castigos de Deus ou algo mais espetacular que os filmes do 007. Para essa gente também deixo uma mensagem: gente, tem jeito sim. Apesar dos pesares nossa situação nem é tão ruim. Se vc está lendo este post já pode se considerar muito sortudo, não está abaixo nem na linha da miséria. A classe média do Brasil pode ficar feliz, porque tem um padrão de vida que se equivale ou supera muitas classes médias de países desenvolvidos. Viajar para a praia e comer aquela picanha perfeita no domingo é coisa que só tem no Brasil, ou só tem quem tem muito dinheiro. A gente tem que aprender a dar valor para as coisas que nós temos. Os gringos sonham em ter acesso a uma prainha com frutas naturais e tudo mais, e a gente não enxerga o valor que essas coisas tem. Falo por mim mesmo: ficar aqui nesse lugar cinza, frio, e escuro; comendo comida sem gosto, sem tempeiro, vegetais crescidos em estufa (sem vitaminas), e nem um pedacinho de carne de gado; isso SIM é problema. Sem contar o comportamento das pessoas, que são frias e não estão nem aí se vc caiu um mega-tombo no gelo, ou se anda de cadeira de rodas e não consegue subir a rampa de acesso porque o chão congelou.

O Brasil foi abençoado com riquesas naturais que o mundo inteiro quer ter, com pessoas boas, e com uma diversidade de cultura, gastronimia, fauna, e flora; com uma miscigenação de povos que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Que coisa mais sem graça andar na rua e ver os rostos todos parecidos! Que coisa mais sem graça ir no maior mercado-público de um país e ver 10 barraquinhas… Que coisa mais sem graça viajar 500km para o norte e não ver 1 diferença na paisagem!!!

Bom, eu não estou com tempo pra ficar escrevendo como o Brasil é (quase)perfeito e todas as vantagens que temos sobre os ouros países, mas para resumir: dinheiro não é tudo. Quem acha que ganhar em euros é a solução para tudo está enganado! Sair do Brasil para ganhar uns euros significa perder muito mais do que se imagina, e acredite, a troca não é vantajosa.

9 thoughts on “Não venha para a Finlândia

  1. Eta Brasil!!!!às vezes a gente desanima e pensa q nao tem jeito essa corrupção…mas concordo q nosso País ainda é uma maravilha…Pefeição ainda nao existe,entao vamos lutar e fazer nossa parte pra melhorar…Muti lindo ,meu lindo!! bjos

  2. Porque vc está na Finlândia ainda?
    Só pergunto pq eu realmente gostaria de ter uma oportunidade um dia de poder morar aí.. para conhecer outra cultura… outro clima… outro estilo de vida… acho que realmente para quem gosta de axé, curte uns 40º em uma praia, churrasco todo final de semana…. certamente odiaria… mas acredito que há gosto pra tdo…

    Estou procurando brasileiros na Finlândia para conversar… se
    puder… add meu msn.. seria legal conhecer alguém com um ponto de vista crítico morando na Finlândia… tatitozzo@yahoo.com.br

    Abraço… t+

  3. O post é ótimo, parabéns. Mas acho relativo. Ha gente que estaria no paraíso se tivesse todo dia um lugar frio, com pessoas frias, todo mundo igual, nada de calor humano, frutas, praia e hipocrisia. Brasil pode ser um paraíso para muitos. Mas para poucos, é um inferno. Obrigada pelo seu posto, me deixou com mais vontade de ir. Beijão!

  4. Porcaria de texto; essa “pessoa” mal sabe o que digita; provavelmente deve ser muito pobre, só pode, por isso fala mal do local, tá fazendo oque aí então?!
    Eu sou portugues, já morei no Brasil por 3 anos, já morei em Tallinn etc, etc, etc. Se você não se deu bem com o país, é por que o probrema é tu.

  5. Olá…

    Concordo plenamente com você e depois de ter morado em 3 países diferentes continuo preferindo o Brasil (apesar de tudo e por causa de tudo)… Acontece que surgiu uma oportunidade de estágio na área de Educação na Finlândia, lugar de referência em Educação… e gostaria de saber como estão as coisas por ai…, Se vale a pena… Obrigada e parabéns pelo blog!!!

  6. E a questão da Seguranca, justiça e igualdade social? Aqui no Brasil temos um dos maiores juros e impostos do mundo e desigualdade social, violência, corrupção absurda e impunidade! Nosso pais e’ lindo, comida boa, terra fértil, riquezas naturais, poderia ser uma potência! Mas infelizmente, a violência assusta, a impunidade e corrupção nos deixa indignados e com a sensação de estarmos dando murro em ponta de faca ou nadando contra a maré e que ainda falta muito para que nosso povo tenha noção de cidadania!
    Quando estive na Finlândia e na Alemanha, senti inveja em relação a isso, aqui não deixo meus filhos ficarem no portão de casa conversando com alguem enquanto nesses países as crianças vão de bicicleta para escola, não tem muros e e toda parafernália de Seguranca, e nem vivem paranóicos em relação a isso!
    Ou seja, sempre se ganha e se perde algo nessas trocas, tudo e questão de se avaliar quais são os objetivos a serem conquistados!!!

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s