Välkommen till Stockholm, Sweden

Sexta-feira dia 20, saímos de Tampere as 18:20 em um ônibus diretamente para o porto de Turku. A rota parece mais ou menos com isso.

Ainda nem deu tempo de olhar as fotos, são 444mb em foto – muita coisa. A viagem foi uma maravilha, que cidade linda! Construções antigas, com referências aos reis e à corte em cada esquina, fazem de Estocolmo uma cidade extremamente sedutora. É difícil não querer morar lá; ainda mais porque os serviços públicos na Suécia são pra lá de desejáveis.

Entre as poucas coisas que eu consigo lembrar agora estão os cuidados aos senís e a saúde pública:

  • não existe fila para ir ao médico, a política implantou um plano em que não se aguarda mais do que 1 dia para visitar o especialista ou médico de plantão. Medicamentos são todos grátis. Ah sim, plano de saúde é uma coisa LONGE de existir na Suécia – tudo é público e gratuito.
  • com esse nível de saúde pública as pessoas envelhecem muito mais saudáveis, mas mesmo assim para os aposentados o governo disponibiliza serviços especiais de cuidado: os asilos são como repúblicas estudantis: cada vovozinho tem seu AP num condomínio que funciona como uma mini-cidade (mercado, barbeiro, médicos, cinema, etc., tudo no condomínio). Os velhinhos tem acompanhamento semanal de especialistas em cada campo da saúde… é mole? Os suecos literalmente implementaram um SPA público!

Mas não precisa nem perguntar COMO eles conseguiram isso… é ÓBVIO que tem uma sacada por trás, ou vc acha que papai Noel existe? A resposta é: impostos! Os suecos pagam ao governo quase 60% de imposto de renda (ok, na verdade isso foi reduzido para quase 50%, mas somente nos últimos 3 anos).

Não dá pra comparar o Brasil com a Suécia nesses termos, basicamente porque o Brasil tem 30x mais população. Talvez um dia se nós implantarmos uma república federativa de verdade (como a americana) consigamos dividir o fardo entre os estados e daí talvez o governo possa prover, regionalmente, aquilo que o governo federal não consegue.

Não vou escrever muito por agora porque as fotos ainda não estão prontas, mas quando der um tempo eu edito esse post e coloco as fotos. Tenho andado meio atolado em trabalhos atrasados, então pode ser que demore um pouco.
Até lá, fica o abraço!

.
.
Finalmente, aqui vão as fotos!

Primeira vista logo que chegamos em Estocolmo – a cidade velha “Gamla Stan”.

A maioria dos prédios é do século XX mas esta parte da cidade é a mais antiga. É onde fica o palácio do rei.

 

 

Parceria, Jérémy (Francês).

 

 

Jardim do rei.

Dentro do Jardim do rei, primavera!

 

Atravessando Gamla Stan.

Viking line – o cruzeiro Isabella.

Prefeitura.

Mais primavera!!!

One thought on “Välkommen till Stockholm, Sweden

  1. manoooooo!

    atualiza isso aqui!
    quero mais notícias!

    to com mtas saudades..
    te amo!
    beijão

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s