Não venha para a Finlândia… ou sim!

Depois que eu escreví aquele post sobre as pessoas que se iludem pensando que sair do Brasil é a solucão para tudo, muitas pessoas me escreveram perguntando porque eu ainda estou aqui. Além disso fiquei sabendo que vários brasileiros recém chegados andaram lendo o blog para saber como é a vida aqui, em termos práticos. Aí me dei conta de que eu não escreví muito sobre isso; portanto nas próximas semanas vou tentar escrever mais sobre as características do povo e etc.

Bom, antes de mais nada para responder a quem me pergunta porque estou aqui ainda: meu mestrado dura 2 anos, e agora estou comecando o 2o ano. Quem leu fica com essa impressão de que não é bom estar aqui e tudo é negativo, mas não é isso. Ficar longe da família e amigos é difícil, mas o cara tem que saber se adaptar ao novo ambiente, tentar ver as coisas positivas e viver a vida. Não dá pra se concentrar nas coisas negativas (falta de amigos próximos, saudades mil, comida ruim, tempo feio, frio, ecuridão, etc.), como muita gente faz no Brasil quando olha o Jornal Nacional. Na verdade essa experiência está sendo extremamente positiva, não só pelas coisas ruins que viví, nem pelas coisas boas sobre o Brasil que eu descobrí, ou pelas coisas boas que tem na Finlândia. Sem falar no mestrado (que está sendo muito interessante) e no trabalho (que também está sendo uma experiência muito legal), conhecí muitas pessoas bacanas de muitos lugares diferentes que me marcaram. Troquei muita idéia com gente de culturas diferentes e isso deixa o cara com uma visão muito mais aberta do mundo. Estou feliz com o trabalho, e com o dia-a-dia; mesmo que poderia ser melhor – porque sempre pode ser melhor…

Leave a comment

