Riga, Látvia

Pois então! Para celebrar meu aniversário, eu o Cezar e o Júlio fomos visitar Riga, a capital da Látvia. Estava no meu roteiro conhecer essa cidade, que é razoavelmente popular nos países bálticos e na escandinávia. Nessa época do ano, é outono-quase-inverno por aqui. Chegamos lá sábado a noite, e voltamos (eu e Júlio) no sábado. O Cezar ficou até segunda.

 

Foi interessante conhecer mais um país e ter contato com o povo de lá; realmente cada vez mais eu me convenco que a Finlândia é uma pérola, porque nenhum país aqui na volta é igual ou nem mesmo parecido. (Digo pérola porque é único, não que isso seja bom ou ruim…)

Voltando à Riga; bom, o tempo estava MUITO frio. Mas FRIO MESMO. Ruim é que Riga é uma cidade-praia onde ainda passa um rio… então é úmido e por causa disso o frio pega mesmo. É mais ou menos como Gramado. E nessas condicões fica difícil fazer turismo porque caminhar no frio é incômodo e desconfortável. Mas a gente passou por onde deu, minha amiga Helga fez um mapa com instrucões do que visitar e a gente seguiu os planos dela.

 

A minha opinião depois de visitar Riga, é que não é uma cidade atrativa turisticamente. O pouco que há para visitar não é muito interessante. O ponto alto da viagem foi uma catedral ortodoxa que a gente viu já no sábado na chegada, mas não vale a pena viajar lá só pra ver isso né. Acho que vale a pena visitar Riga só mesmo para quem mora aqui por perto e quer dar uma espairecida, mas também só se for no verão ou primavera. O povo é bem mais aberto e caloroso que os finlandeses (mas também não são como os brasileiros).

Cityhall

Ah, sim, esquecí de mencionar: as mulheres na Látvia são lindas! Depois de tanto tempo na Finlândia eu sou obrigado a admitir que aqui as mulheres não sabem se vestir bem. Nem mesmo gostam de usar maquiagem (e quando usam ainda falta alguma coisa =P). Pois na Látvia, meu amigo; ah, lá a coisa é diferente! Conversando com a recepcão do hotel a gente chegou a conclusão que isso é porque a Látvia tem muita coisa herdada da Rússia (USSR), e o comportamento e atitude do povo se inclui aí. Lembro que as mulheres na Rússia também são muito bonitas, se vestem bem e também capricham na maquiagem.

Foi uma viagem curta, apenas um dia, mas valeu a pena pra sair um pouco da Finlândia e da rotina. Apesar disso, acho que eu não voltaria a visitar a Látvia. Devo colocar as fotos em seguida, fico devendo por enquanto.

One thought on “Riga, Látvia

Leave a comment

