Paris, Paris

 

Paris é a cidade mais bonita do mundo. Isso todo mundo já sabe; mas ninguém consegue explicar como é bonito… é apaixonante; realmente dá vontade de ficar lá pra sempre hehehe😉 é difícil explicar a sensação de estar numa cidade tão rica culturalmente. Imagine sair de casa, tomar o metrô, e apesar de toda a tecnologia de bilhetagem; dar de cara com prédios, esculturas, música renascentista! É como se fosse um filme. Tem gente que não está nem aí pra esses coisas, mas eu acho muito legal ter esse contato com partes de uma cultura tão rica que influenciou o mundo todo. Ainda mais depois de viver aqui, onde as coisas são tão funcionais e sem feeling, sem paixão. Paris é cheia de gente apaixonada, não só umas pelas outras, mas gente apaixonada pela culinária (que é até meio exótica), música, moda, arte em geral, etc, etc.

Isso porque desde a Idade Média, época na qual a cidade era a maior cidade do mundo ocidental, Paris sempre atraiu estrangeiros. Desde estudantes neerlandeses e suecos no século XIV, nacionalistas poloneses e trabalhadores belgas no século XIX, judeus do norte da África e portugueses no meio do século XX aos africanos e asiáticos dos tempos atuais, Paris recebeu levas após levas de imigrantes, que a tornaram uma cidade largamente multicultural e cosmopolita.

Turismo

Acima de tudo, a cidade de Paris é o maior pólo turístico do mundo, atraindo mais turistas anualmente do que qualquer outra cidade. As principais atrações turísticas da cidade são:

  • A Torre Eiffel – construída em 1889, foi planejada inicialmente para ficar de pé por apenas 20 anos, é considerada atualmente o principal símbolo da cidade.
    100_5015.jpg
  • A torre, vista do Arco do Triunfo.

    100_5044.jpgA torre vista de baixo.

  • A avenida Champs-Élysées, uma avenida famosa e muitas vezes cheia de turistas, que significa Campos Elíseos, o motivo do nome foi a sua largura e extensão. Uma das mais largas avenidas do mundo, e uma das mais famosas.
  • O Centro Georges Pompidou, a atração turística mais visitada da cidade.
  • O Arco do Triunfo – construído por Napoleão Bonaparte, em 1806, em homenagem às vitórias francesas e aos que morreram no campo de batalha.triomphe2.jpgO arco do Triunfo, no final da Champs-Elysées.
  • O Museu do Louvre – milhares de obras de arte famosas, cenário do Código DaVinci, famoso por abrigar o quadro Mona Lisa.
  • O Montmartre – uma área histórica da cidade, onde se localiza a Basílica de Sacré Cœur, além de ser famosa pelo seus cafés ,seus estúdios e nightclubs, como o Moulin Rouge.martre1.jpgA praca de Montmartre, onde os pintores se reúnem para expor obras. Muito colorido e bonito, até comprei um quadro!
    martre4.jpgMontmartre é um distrito de ruazinhas pequenas, incontáveis cafés e restaurantes, e um clima aconchegante.
  • A Catedral de Notre-Dame – famosa catedral gótica localizada no centro da cidade.
    ndame1.jpgA frente da Notre Dame.ndame3.jpgUma miniatura, dentro da catedral.
  • O Panthéon – uma antiga igreja, famosa por abrigar os restos mortais de vários franceses famosos.
  • O Quai d’Orsay – um cais na margem esquerda do Rio Sena.
  • O Museu da arte e história do Judaísmo
  • O Museu de Orsay – Museu que reúne importante coleção de arte impressionista e foi, no passado, uma estação de trem. Com a sua desativação, foi quase demolida, mas por protestos foi transformada em museu.
  • O Cemitério do Père-Lachaise, onde são enterrados pessoas famosas como Oscar Wilde, Jean-François Champollion, Édith Piaf, o compositor Chopin, Allan Kardec, o codificador do Espiritismo e também o astro do Rock Jim Morrison.
  • O Hôtel des Invalides, museu e necrópole militar.100_5075.jpgEsta é a catedral do Les Invalides, o Hotel fica logo ao lado.
  • La Défense – o centro financeiro de Paris, a oeste da cidade.
  • O Palácio de Versalhes – localizado na cidade de Versalhes, a maior atração turística do mundo. Construído por Luís XIV para abrigar toda a corte, designava o poder, a glória e a riqueza do Rei Sol(Luís XIV).

Bom, estou ainda editando este post, mas só queria colocar as fotos. Outra hora termino e adiciono.

One thought on “Paris, Paris

  1. Oi, Joao, como tu ta?
    Tu passaste o ano novo em Paris? Caso sim, deveriamos ter combinado de nos encontrar! Tambem estive na cidade ate dia 3/1.
    Eu nao sabia que tu tinha um blog, senao ja tinha te visitado.
    Tampere continua a mesma??🙂 Tem que vir me visitar, viu? junta os trocos ai e vem me ver!
    Beijao
    Ali

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s