Neve!!!

Estava difícil de nevar bastante. Até agora não tinha dado aquela nevasca forte de deixar tudo coberto por bastante tempo. Em dezembro e janeiro já tinha nevado antes, mas logo derreteu tudo. Agora parece que o inverno finalmente chegou, com uns meses de atraso. É meio triste ver o efeito do aquecimento global assim tão forte. Tampere costumava ter 13 estações de esqui, mas hoje só sobrevivem 2 que ficam abertas cada vez menos e menos tempo pelo ano. Se a neve segurar de agora até o fim do inverno, teremos tido pouquinho mais de 2 meses de neve. No meio de março já vai começar a derreter tudo novamente, com certeza.

Pois então, no resto do tempo, desde o outono até agora, Tampere fica naquela escuridão total, nublada, sem luz, sem sol. É bem depressivo e é preciso buscar fonte de energia (psicológica) com outras pessoas. A vida social nessa época é muito importante; e talvez seja esta uma causa da alta taxa de suicídio aqui: a vida social finlandesa é precária – grande maioria da população tem um círculo de amizade muito pequeno e ainda assim eles mesmos não se apóiam muito uns nos outros. Claro que é complicado para mim falar sobre eles porque eu não viví aqui desde pequeno então eu só enxergo a superfície. Mas depois de quase 3 anos de experiência com esse povo eu me dou o direito de expor a minha visão.

Voltando ao apoio dos amigos e vida social… Domingo eu, Cézar, Júlio, e Janaína fomos à Turku visitar um restaurante brasileiro (o dono é um ator finlandês que mora no Rio). Para resumir, aquela minha velha idéia de abrir um restaurante com comida descente deu certo: o cara está fazendo muito dinheiro.

p1270025.jpg

p1270024.jpgp1270023.jpg

Mas, como dá pra ver nas fotos não foi aquele banquete que a gente esperava. Mas valeu a pena sem dúvida, pelo menos para tomar aquela guaraná😀 E tava boa!😀 A foto do primeiro prato é um “churrasco” e a segunda foto é uma “feijoada”.

Leave a comment

