Eurotour 6/8 Veneza

Saímos de Atenas dia 10 de manhã cedo, chegamos em Veneza pelas 11:30. Do continente até a ilha de Veneza, Piazza San Pietro, usamos um ônibus charter onde tinha um grupo de ianques cinquentões que já havia estado em quase toda a europa antes de irem pra Veneza. É comum o pessoal deixar Veneza para o final de um Eurotour devido às restricões de locomocão, isso esculhamba qualquer viagem…

O Grande Canal
O Grande Canal

Veneza é o lugar mais romântico que eu já visitei, foi o lugar preferido da Dona Lourdes; e também estava QUENTE PRA CARVAAAAALHO! Simplesmente não tem como escapar do calor em Veneza, nem Atenas estava tão ruim assim. Devido à geografia de Veneza, os canais, e os prédios em todo o lugar, praticamente não há sombras, nem vento. É sol no côco o dia todo! Se aquela água não fosse tão imunda até daria vontade de mergulhar… O que salva a pátria são as torneirinhas que eles espalharam aqui-e -acolá.

É em Veneza que acontece o carnaval mais popular da europa, ainda seguindo as tradicionais máscaras (como se vê naqueles filmes da época medieval).

Máscaras de Carnaval
Máscaras de Carnaval

Já é bem sabido que Veneza está afundando (ou é o mar que está subindo?), mas quando me disseram que a Piazza San Marco chega a ficar até 1m debaixo d’água, eu não acreditei… Pior que é verdade – as paredes estão marcadas pela água!

Temporada de inundacão
Temporada de inundacão

Por enquanto vou postar só as fotos que tirei com o telefone, mais tarde (quando tiver mais tempo) atualizo o post com as fotos das máquinas.

Dona e Dr. curtindo a Piazza San Marco

Dona e Dr. curtindo a Piazza San Marco
Basilica San Marco di Venezia
Basilica San Marco di Venezia

Eis aqui o que diz o Wikipedia sobre Veneza:

Veneza ( em italiano Venezia, em vêneto Venezsia) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 266.181 habitantes, conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos. Estende-se por uma área de 412 km2, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto d’Altino, Scorzè, Spinea.

A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dirraquium, assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.

A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.

É uma cidade muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel lá.

Nesta Cidade Nasceram os Papas: Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII, Pio X

One thought on “Eurotour 6/8 Veneza

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s