About

Este blog é sobre a minha segunda experiência na Finlândia, onde estou para fazer o mestrado em Software Development. Escrevo aqui para dar notícias à família e amigos. Vivo em Tampere, estudo na UTA, e trabalho na Nokia.

Atualizando: incluindo agora a mudança para a Franca e alguns posts do que vivo aqui.

Atualizando outra vez: mudei de país outra vez, agora no Canadá. Vamos ver o que reserva…

Escrevo as minhas opiniões sobre as coisas que vejo e vivencio, sem preconceito ou intolerância com quem tem opiniões divergentes.

Respeito as críticas e opiniões divergentes dos comentários (afinal, a web é livre, aberta); mas se vc quiser comentar, seja ao menos educado e respeitoso(a) – do contrário seu comentário não será publicado e seu IP bloqueado pelo akismet😉

7 thoughts on “About

  1. Fala joao….Assim como voce, estou na minha segunda experiencia na Finlandia. Vim aqui trabalhar em 2006 e agora estou fazendo doutorado em Lappeenranta….Pretendo ficar em Tampere no ano que vem por uns meses….seria legal se entrássemos em contato….

  2. Oi João, gostei muito de ler o seu post hoje. Moro nos EUA e tenho um filho que está decidindo onde prosseguir seus estudos. No ano passado, ele participou da convenção internacional de inteligência artificial na Finlândia. A sua pesquisa foi aceita e publicada para o evento. Ele adorou o país e no começo sonhava em fazer o mestrado por aí, já recebeu cartas de uma das universidades finlandesas oferecendo vaga. No momento, ele está mais interessado em entrar numa boa escola aqui, mas se não conseguir a Finlândia é a sua opção. Por favor, continue nos informando sobre essa sua rica experiência. Boa sorte!

  3. Olá, gostei mt de encontrar o blog, estou interessada em morar na Finlândia e gostaria, se vc puder, de algum tipo de orientação, tenho verdadeiro fascínio pelo país há mt tempo, então, se puder entrar em contato comigo, eu agradeço! No mais vou acompanhando aqui!!
    Obrigada desde já!

  4. Oi flávia,
    vc pode conferir o finlandforum.org e a partir de lá vc vai achar uma penca de sites úteis do governo finlandês.
    Eu aconselho vc passar uns dias lendo as entradas pq tem MTA MTA MTA informacao útil lá.
    boa sorte!

  5. Olá, procuro uma informação sobre estudos na Finlândia.
    Estou pesquisando há um ano sobre os mestrados oferecidos aí, mas pintou uma dúvida:

    Eles solicitam um Bacharelado internacional para pleitear uma vaga no mestrado. Nos sites falam em equivalente a 180 ECTS, o que seriam 3 anos de estudos em período integral aqui. Isso confere?

    Fiz faculdade de tecnologia aqui no Brasil e foram 4 anos em período noturno (dá um total de 2800 horas/aula).

    Tentei contactar as universidades, mas me informaram que só analisam os documentos durante o período de Dez/Jan.

    Tenho medo de correr atrás de tradução juramentada e meu curso superior nem ser analisado aí. Vc poderia me ajudar com isso? Existem casos de brasileiros que fizeram faculdade aqui em um só período e conseguiram entrar no mestrado aí?

    Desde já agradeço,

    Rosana.

  6. Sobre a questão de ECTS e horas: um ano academico europeu dá 60ECTS, que são 1680 horas.

    Para comparar com um curso brasileiro é difícil porque estas horas são de trabalho, e não apenas de “lectures” (em sala de aula).

    Não tem uma maneira simples de converter isso infelizmente. O que acontece é que cada departamento/faculdade europeu interpreta os históricos latinoamericanos com um pouco de flexibilidade. Vc pode dar o azar de pegar alguém mais rígido…

    Entao nao tenho como te dizer certo como eles analisam essa questão, mas te recomendo ir atrás sim. Pelo menos depois de uns 20 anos vc nao vai se arrepender de não ter tentado, e isso é muito importante! Então faça o seguinte, traduza tudo, incluindo atividades extra/curriculares, complementares, opcionais, etc. Isso tudo vai contar como horas entao pode ajudar.

    O que eu recomendaria com mais ênfase ainda pra vc, é aplicar pra mais mestrados. Nem sempre o programa que vc vê no site é aquilo tudo quando começa a estudar. E talvez vc acabe sendo aceita num outro que nem parece tão interessante, mas que vai mudar sua vida mais ainda… pense nisso😉

  7. Olá, eu moro na Finlandia a 2 anos e passeando pela web vi que temos muito em comum a começar pela Nokia, Symbian tecnologia no geral. Se tiver afim de trocar umas figurinhas seria bacana. Atualmente estou morando em Helsinki, mas tenho planos de futuramente ir para essas area Tampere, Nokia, ainda vou decidir e acordo com os acontecimentos.

    Abração!

Leave a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s